História da Engenharia Elétrica

A eletricidade ficou sujeita ao interesse científico desde o final do século XVII. O primeiro engenheiro eletricista foi provavelmente William Gilbert, inventor do Versório: uma máquina que detectava a presença de objetos com cargas estáticas. Ele também foi o primeiro a desenhar uma explícita distinção entre o magnetismo e a eletricidade estática e é de seu mérito a estabilização do termo eletricidade.
William Gilbert

Criado por Benjamin Franklin, em 1752, o pára-raios é considerado o marco inicial no desenvolvimento da Engenharia Elétrica. O inventor foi a primeira aplicação de interesse prático surgida a partir dos estudos pioneiros de eletricidade, que já era conhecida desde a Antiguidade grega. A palavra origina-se do âmbar - do grego élektron -, que tem a propriedade de atrair pequenas partículas de pó ao ser atritado. Durante muitos séculos, o conhecimento dos fenômenos elétricos restringiu-se a aspectos bastante rudimentares. Em 1800, a primeira bateria de zinco e chapas de cobre é construídas por Alessadro Volta e, 78 anos depois, Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica.

Benjamin Franklin
Apesar da Engenharia ter dado seus passos iniciais com os artesão pré-históricos, o desenvolvimento da Matemática e a explicação dos fenômenos físicos foram primordiais para sua estruturação. Somente em 1747, na França, é que surgiu a primeira escola de Engenharia do mundo - a École de Ponts et Chaussées.

École Nationale des Ponts et Chaussées

No Brasil, o ensino efetivo da máteria só teve início em 1810, com a vinda da Familía Real para o País e a fundação da Academia Real Militar.
O curso de Engenharia Elétrica, especificamente, foi criado no Brasil em 1962, atribuindo ao profissional tarefas de supervisão, coordenação e orientação técnica de estudos e projetos. Podem ser citadas também, como suas responsábilidade, a assistencia, consultoria e assessoria na direção de obras e serviços técnicos, além de vistorias, perícias e avaliações. Sua área de especialização determinará o campo de trabalho na computação microeletrônica, telecomunicações ou usinas hidrelétricas, entre outros. Para desempenhar bem suas atribuições, capacidade de abstração, abilidade numérica, raciocínio em função dos principios da mecânica e da fisica, boa coordenação motora e menticulosidade são caracteristicas recomendáveis.

Instituto Militar de Engenharia


Referências: 

https://wikivisually.com/lang-pt/wiki/Engenharia_el%C3%A9trica

http://www.rieli.com.br/profissao/pa09.htm




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- Eletricidade, Eletrônica -

Automação