Automação

Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento.
Esta palavra tem origem no grego autómatos que significa mover-se por si ou que se move sozinho.

Conceito
A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia.

A ideia de automação está diretamente ligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana. Porém, existe um tipo de automação que se refere ao trabalho humano que é realizado em muitas indústrias, de forma contínua e repetitiva, quase “robotizada”.

A automação mecanizada é aquela que faz uso de sensores, sistemas de computação e sistemas mecânicos, na linha de montagem e produção das indústrias, monitorada e controlada pelo ser humano.

Automação Industrial
A automação industrial teve seu ponto de partida após 1950 com o desenvolvimento da eletrônica. Esta permitiu o aparecimento da informática e a automação das indústrias, com a utilização de modernas técnicas de produção, com destaque para a robotização, isto é, o uso de robôs controlados por computadores que realizam o trabalho de seres humanos, substituindo-os na produção de bens econômicos ou mercadorias. A automação exerce grande importância para a modernização dos processos industriais.

O primeiro robô industrial

E finalmente em 1954 surgiram os primeiros robôs (do tcheco robota, que significa “escravo”) pelas mãos do americano George Devol, que alguns anos depois fundaria a fábrica de robôs Unimation. Inicialmente, eles substituíram a mão-de-obra no transporte de materiais perigosos, mas poucos anos depois, a GM instalou robôs em sua linha de produção para a soldagem de carrocerias.




Tipos de Automação

O processo de automação de maneira geral é dividido em três grupos distintos:

Automação Fixa
A automação fixa é utilizada quando o objetivo é produzir um grande volume de peças idênticas e sem possibilidade de customização, nesse tipo de automação os custos são muito baixos, porém a impossibilidade de readequar o equipamento para a produção de produtos diferenciados pode eventualmente tornar a mercadoria obsoleta, inviabilizando não apenas a comercialização do produto como também a funcionalidade de toda uma cadeia produtiva.

Automação Programável
Essa modalidade de automação está relacionada a baixos volumes de produção, o grande contraponto em relação a autonomia fixa é a possibilidade de readequação de maquinários e softwares, permitindo assim a customização de novos modelos de produção. Esse tipo de automação é empregado de maneira geral em produção de lotes diversificados de determinado produto.

Automação Flexível
Esse tipo de automação é um modelo híbrido da automação fixa e programável, utilizado em volumes de produção medianos, a automação flexível permite a confecção de diferentes produtos de maneira simultânea. O centro de controle da linha de produção que irá definir os estágios fixos ou programáveis durante as operações.


Automação Residencial
Automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores. Com sensores de presença, temporizadores ou até um simples toque em um botão do keypad ou do controle remoto é possível acionar cenas ou tarefas pré-programadas, trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para o morador.


A automação residencial pode proporcionar aos seus utilizadores o conforto antes não imaginado pelo fato ser facilmente adaptado a qualquer utilidade doméstica, sendo desse modo, uma tecnologia de expansível e flexível onde o próprio habitante designa como será beneficiado com essa automação. Entre os principais acrescimentos estão no conforto, otimização do tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras e principalmente pela segurança e seus aspectos.



Referências:
https://www.automacaoindustrial.info/o-que-e-automacao-industrial/ 

https://www.significados.com.br/automacao/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/modalidades-de-automacao-industrial-
robotica-existentes/53769

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=11&Cod=980

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=e7iMJtDW6KM

https://www.youtube.com/watch?v=-o6oa69-Cms

https://www.youtube.com/watch?v=6aolLKTHo-I

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- Eletricidade, Eletrônica -

História da Engenharia Elétrica