Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica

Desde o primeiro dia de aula, o aluno de Engenharia Elétrica é apresentado ao mundo do Cálculo, Álgebra, Geometria, Circuitos e Fundamentos da Engenharia. Essas disciplinas vão acompanhá-lo durante toda a vida profissional.

A grade curricular da maioria dos cursos é bastante técnica, sem muito espaço para matérias teóricas ou discursivas. Grande parte das aulas de Engenharia Elétrica acontece em laboratórios especiais. Isso é mais frequente a partir do terceiro ano, quando o estudante deixa um pouco de lado as matérias fundamentais das engenharias e passa a ter acesso ao conteúdo mais específico da sua habilitação.
Podemos dizer, portanto, que a grade curricular de Engenharia Elétrica se divide em dois eixos: o dos fundamentos da engenharia e o específico da profissão.

Fundamentos da Engenharia e Introdução à Engenharia Elétrica

Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Cálculo, Desenho Técnico,Eletrônica Básica, Estatística, Física, Introdução à Engenharia Elétrica, Química Geral, Sistemas Digitais.

Disciplinas específicas da Engenharia Elétrica

Circuitos Elétricos, Circuitos Integrados, Comunicação de dados, Conversão de Energia, Eficiência Energética, Eletrônica de Potência, Eletrônica Digital, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, Instalações Elétricas, Instrumentação eletrônica, Ondas e Linhas, Ondas Eletro-magnéticas Semicondutores.

Ênfase

Controle e Automação:

O Engenheiro Eletricista com ênfase Controle e Automação elabora, executa e controla projetos de construção, instalação e manutenção de sistemas de automação industrial. Trabalha em projeto, instalação e manutenção de sistemas de automação industrial abrangendo informática (hardware e software) para controle e automação, equipamentos de instrumentação, controle de máquinas elétricas, controle de processos industiais, controle de sistemas a eventos discretos e controle de produção. Pode lecionar em Escolas de 1º e 2º Graus (com complementação pedagógica) e em Instituições de Ensino Superior.

Eletrônica
O Engenheiro Eletricista - Ênfase Eletrônica elabora, executa e controla projetos de construção, instalação e manutenção de sistemas de eletrônicos além do projeto de circuitos integrados. Trabalha em projeto, instalação e manutenção de sistemas onde existam componentes eletrônicos analógicos e digitais abrangendo computadores, equipamentos de instrumentação, eletrodomésticos, centrais telefônicas, equipamentos de áudio, rádio, televisão. Pode lecionar em Escolas de 1º e 2º Graus (com complementação pedagógica) e em Instituições de Ensino Superior.

Eletrotécnica
O Engenheiro Eletricista - Ênfase Eletrotécnica elabora, executa e controla projetos de construção, instalação e manutenção de equipamentos elétricos, sistemas industriais e de energia elétrica. Elabora projetos de máquinas de equipamentos elétricos, projeta e supervisiona a construção e o funcionamento de hidroelétrica, termoelétrica, sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia; realiza pesquisas de novos equipamentos e dispositivos no campo de sistemas elétricos e de potência. Desenvolve sistemas elétricos residenciais e industriais. Pode lecionar em Escolas de 1º e 2º Graus (com complementação pedagógica) e em Instituições de Ensino Superior.

Telecomunicações

O Engenheiro Eletricista - Ênfase Telecomunicações elabora, executa e controla projetos de construção, instalação e manutenção de sistemas de telecomunicações. Trabalha em projeto, instalação e manutenção de sistemas de telecomunicações abrangendo centrais telefônicas, equipamentos de áudio, Emissoras de rádio e televisão. Pode lecionar em Escolas de 1º e 2º Graus (com complementação pedagógica) e em Instituições de Ensino Superior.


Referências:

https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/saiba-o-que-se-estuda-em-engenharia-eletrica/

http://www.dee.ufcg.edu.br/graduacao/enfases

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- Eletricidade, Eletrônica -

Automação

História da Engenharia Elétrica